domingo, 2 de novembro de 2008

Projeto de Leitura

Escola Municipal Padre Cícero
Direção: Laceni Cavalcante de Almeida
Coordenação: Márcia Bartira Rosa Rodrigues
Projeto de Aprendizagem: Leitura
Duração Permanente


“Além de ter um valor técnico para a Alfabetização, a leitura é ainda uma fonte de prazer, de satisfação pessoal, de conquista, serve de grande estimulo e motivação para que a criança goste da escola e de estudar”.
(Luiz Carlos Cagliari)


Tema: Leitura e letramento na escola

Objetivo geral:
Envolver os alunos e alunas em práticas de leituras que permitam a compreensão de diferentes gêneros textuais com os quais se defrontam, buscando a formação de leitores letrados e alfabetizados.

Justificativa:
Um leitor só pode constitui-se mediante a uma prática constante de leitura a partir de um trabalho que deve ser organizado em torno das diversidades textuais e questões que abrange a alfabetização e letramento. Para que possa ser objeto de aprendizagem é necessário que a leitura faça sentido para os discentes, dessa forma é interessante que o docente planeje atividades diferenciadas e interessantes que satisfaça a realidade da turma através da conscientização da leitura para o seu cotidiano.


Objetivos específicos:
Conceituais:

Reconhecer a importância da leitura na vida pessoal e social;
Desenvolver o gosto pela leitura;
Desenvolver a linguagem oral, visual e auditiva;
Ampliar o seu repertório textual;
Reconhecer diversos tipos de textos;
Identificar a função de diferentes tipos de textos;
Compreender e interpretar o texto lido;
Compreender a funcionalidade da leitura: ler para estudar, por prazer, informar...
Relacionar situações de leitura com o seu cotidiano;
Compreender o uso e a função da leitura
Desenvolver o gosto pela linguagem fílmica





Procedimentais:


Reorganizar e emprestar os livros da biblioteca para levar para casa
Presenciar e intervir nos atos de leitura;
Fazer analise lingüística enfocando: título,autor,conteúdo, palavras do texto,gravuras, imagens;
Analisar textos bem escritos;
Solicitar pessoas da comunidade interna, local e outras para realizar leituras na sala de aula, pátio e demais espaços na escola;
Comentar sobre livros conhecidos;
Descrever personagens diversos;
Buscar informações e consultas de diversos textos;
Utilizar o reconto como estratégia de leitura;
Organizar nas salas de aula oficinas de leitura literária;
Organizar dramatizações de um livro literário que foi explorado durante o bimestre;
Realizar pesquisas de palavras desconhecidas no dicionário;
Possibilitar aos alunos momentos de discussões sobre o seu processo de aprendizagem na aquisição da leitura;
Realizar momentos de leitura: coletivamente, dupla ou individual;
Relacionar o filme com o livro lido de um determinado conto literário;
Fazer analise de um livro através de: questionários, produção de texto e demais estratégias;
Socializar os livros e materiais a serem utilizados;
Premiar os alunos que mais leram durante o bimestre
Socializar o projeto de leitura para os pais
Solicitar aos um acompanhamento e participação efetiva na leitura em casa;
Organizar um evento especial “Leitura na escola”
Organizar uma rotina de leitura utilizando: biblioteca escolar, mala de leitura, convite aos pais e rodízios de leitura nas turmas.
Realizar apresentações artísticas através da professora de arte: cantar música, ler poemas, piadas etc.


Atitudinais:

Assumir uma atitude curiosa frente à leitura
Valorizar a leitura como fonte de cultura
Apreciar textos de qualidade
Interessar-se pela leitura lida
Respeitar e ouvir os colegas nas atividades de expressão oral

Conteúdos:
Conceituais
Leitura
Diversidade textual
Compreensão de texto
Narrativa lingüística
Funcionalidade do texto
Estratégia de leitura

Procedimentais:
Analise lingüística
Leitura
Leitura filmica
Reconto oral
Pesquisa
Interpretação de texto
Empréstimos de livros
Seleção e organização de materiais
Dramatização

Atitudinais:
Apreciação de leitura
Curiosidade
Respeito
Interessse
Consciência
Atenção

Situações comunicativas
Alunos participando de todas as etapas do projeto
Docentes: mediador e orientador organizando as ações que ocorrerão durante o desenvolvimento do professor
Gestão pedagógica: Orientando, revisando e dando suporte no decorrer do projeto.
Gestão: providenciando os materiais didáticos e colaborando com o pedagógico

Situações favoráveis:
Intercambio entre as turmas
Produzir coletânea de diversos tipos de textos por grupo
Convidar pessoas da comunidade local para ler
Promover evento cultural de leitura
Promover gincana com todos os grupos de um livro ou mais lida durante o bimestre (perguntas e respostas)
Premiar o aluno no pátio da escola que mais leu livro no grupo
Dramatização

Recursos a serem utilizados:
Livros, Textos variados, Papel, Piloto, Lápis, Folha de oficio, Televisão, dvds, Som Cds, Computador, Vídeo, Máquina digital, Coletâneas de textos.

Avaliação:
Ficha diagnóstica de leitura
Debate

Referências:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: editora Scipione, 2003.


Fotos de mães lendo para os filhos, um momento marcante no projeto




























Momentos de leituras realizados no pátio da escola




Nenhum comentário: