segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Reformulando conceito de Comunidade virtual

Comunidade virtualComunidade virtual é um meio de articulação entre pessoas com intenção de aproximá-las, por meio de atributos e assuntos nos quais se familiarizem ou demonstrem interesses, sejam profissionais ou pessoais. Levy (1990. p.126) reforça a idéia de que uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos sobre os projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades. Para Halmann (2006.p.102), o que mais chama a atenção é justamente a possibilidade de trocar opiniões com outras pessoas, sobre os mais variados assuntos, para enriquecer as comunidades. O crescimento destas comunidades se dá por diferentes questões como: troca de informações, assuntos de interesses comuns, diversão. Tudo esse movimento pode ocorrer nas comunidades virtuais, independentemente de seus membros terem ou não uma computador particular. O que importa realmente são as participações e a colaborações efetivas dos indivíduos que fazem parte da rede por ele escolhida. Segundo Tönnies (apud Bellebaum, 1995: 52-58), a comunidade é estabelecida através das relações de amizade, vizinhança e laços afetivos entre os membros, como os de uma família. Assim, apresenta uma organicidade vinculada através das sucessivas interações entre seus membros. Dessas interações, despontam valores sociais que orientam a ação social para a coletividade, cujos estatutos são guiados por crenças, hábitos e costumes. Acredito que por ser uma rede de comunicação, o indivíduo deve se sentir acolhido pelo grupo que faz parte da mesma, através dos comentários em seus tópicos e visitação em seus espaços, afinal eles são feitos para ou com estas finalidades. Sobre esta questão, Levy (1990. p.127) nos lembra que aqueles que não participam desta interação, devemos esclarecer que essas relações estão longe de serem frias, e não excluem as emoções fortes. Penso que ele tem razão, pois sempre que visito alguns blogs percebo as emoções presentes na maneira de escrever e a recriposidade dos blogueiros ao responderem, relatando sobre os tipos de ajuda que encontraram ao começarem uma interação virtual dentro daquele espaço. Para se caracterizar como uma comunidade virtual, as pessoas devem fazer parte dos fóruns que são publicados nos espaços existentes para este fim, darem contribuições para melhorar o andamento da comunidade, fazer se membro ativo. (LEVY, 1990.p. 129). Diz que comunidade virtual trata-se de um coletivo, mais ou menos permanente que se organiza por meio do novo correio eletrônico. Acrescento que ainda não estou acostumada com esses espaços e tenho fugido do propósito de comunidade, uma vez que diz de interação sujeito X sujeito on-line.



Leitura: LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap. 7.

Leitura: FONSECA, Daisy; COUTO, Edvaldo. Comunidades Virtuais: herança e tendência contemporânea. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 53-67.

Leitura: DIAS, Paulo. Comunidades de Aprendizagem na Web. INOVAÇÃO, Lisboa, v. 14, n. 3, 2001. p. 27-44.


Leitura: Texto de HALMANN, Adriane. Reflexões entre professores em blogs: aspectos e possibilidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Cap. 4 e 5.

8 comentários:

Rita Cácia Fernandes disse...

De Rita para Rita

Em uma das postagens que faço no meu blog, a qual você comenta, falo sobretudo, das questões sócio política da minha comunidade - Angical - apesar de ainda ser um lugar pacato, as novas tecnologias tem encontrado espaço especialmente entre os adolescentes nas comunidades virtuais, porém em casa mal falam com os pais. Seria o caso de instalar um computador em cada cômado da casa?
As lan hauses estão cheias e as salas de aula vazias. O que fazer?
Não podemos ingnorar esse novo cenário, também somos personagem nele!

Gleivia Rodrigues disse...

Rita,
Por isso que mundo virtual fascinam e encantam as pessoas e principalmente os adolescentes, por ter uma diversidades de informações, assim facilitando a interação com outros usuários.

vanna disse...

no inicio achei que nao fosse tão importante essa comunidade virtual,que seria apenas mais um quebra cabeça.Porém só agora percebo o quanto está sendo útil.Só assim podemos socializar nossas angústias.Ajudando um ao outro

Bonilla disse...

Olá Rita,
e qual o papel de cada participante dessas comunidade? Como e quando um indivíduo se sente acolhido numa comunidade? Procure escrever mais... ouse mais... escreva mais... deixe as idéias fluirem...
bj

Géu disse...

Realmente Rita, é um processo mediado por tecnologias, onde os individios... estão separados temporariamente. É um espaço onde professor e aluno não estão normalmente juntos fisicamente, mas podem estar conectados interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet.Infelizmente a maioria dos profissionais e a sociedade em geral não tem acesso a informação. por isso é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, e só assim
será mais fácil familiarizarmos, comunicarmos e colaborarmos com o crescimento destas comunidades.

postado por geralda

em 03/10/2008

Paula Rodrigues disse...

O uso crescente de redes como a Internet resultou na criação de um novo tipo de organização social, a sociedade em rede, que permite a aproximação de comunidades virtuais, grupos humanos constituídos pela identificação de interesses comuns.
A sociedade em rede de se fazer reconhecer por meio de uma ou várias identidades aproximando em um modo de atribuição dessas novas identidades, baseado em um escolha pessoal e coletivo.

Sule disse...

Olá Rita!
Estamos visitando o blog de vocês novamente, para acompanhar as produções, Percebi que avançou muito nas explorações, em trazer não somente o que esta sendo solicitado pelos professores no curso, mas sobretudo, tuas reflexões acerca dos estudos, das descobertas!!!Parabéns!!!

Agora, precisamos considerar que Bonilla havia pontuado algumas colocações na tua reflexão sobre comunidades virtuais, além delas acrescento que senti falta dos textos.Iremos insistir nessa tecla sempre... É importante para tua formação começar a articular teus estudos, os autores e as reflexões. Enquanto Professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco de longe, não temos como evidenciar se os textos foram estudados, lidos se eles não tiverem expresso em tuas produções, e não é apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Rita entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule

Sule disse...

Oi Ritinha!
Muito bom, melhorou bastante... Precisa apenas rever as citações de acordo com as normas da abnt. Tem citação de autor sem indicar o ano da publicação, tem citação sem indicar ano e página.
Veja as normas no moodle e procure trabalhar nisso, é fundamental para as produções acadêmicas.
bjinhos
Sule