sábado, 27 de setembro de 2008

Produção livre ou com liberdade?

Pare definir a aula do professor Ney, pensei na palavra aprendizagem, mas não seria justo usar somente uma palavra diante de tanta novidade vivenciadas no dia de hoje. Tivemos alguns momentos que merecem destaques: Com a intenção de criar um ato cênico, fizemos uma manifestação contra a violência e a favor da paz no centro da cidade, o que gerou muitos comentários entre as pessoas que estavam ou passavam na praça naquele momento. Foi um ato de “ousadia” com diferentes tipos de encenações para que as pessoas pudessem compreender. Outro ato para chamar a atenção da população, foi a intervenção urbana, através de produções de cartazes com frases chamando a população para uma realidade de um fato, de uma forma mais sutil, que deveriam ser fixados em pontos estratégicos e de boa visualização.
A produção de conhecimentos que tivemos nos auxiliou e esclareceu os novos rumos de uma pedagogia que vivencia e transforma realidades. No entanto, para que isto aconteça , é preciso que o professor entenda que a construção de conhecimento artístico não se dá apenas de maneira solitária, nem de forma exclusiva, a (re) criação também se constrói mediante a interação sujeito e espaço externo. Ao educador compete realizar a tarefa importante de integrar, mediar, sugerir, organizar, incentivar a autonomia e propor situações que sirvam de alavanca ao processo de construção e descobertas das “veias” artísticas.

2 comentários:

Jucelia Ferreira disse...

Acredito eu,com liberdade.
Com muita criatividade o professor
conduzia a aula com prazer,o que nos levou a descobrir o novo de forma agradável e o envolvimento da turma sentindo livre para produzir,a aprendizagen de fato aconteceu.
JUCÉLIA FERREIRA.

Rita Cácia Fernandes disse...

Charar Rezende,
Realmente não dar para definir com uma única palavra... como o professor avaliou no final do encontro, três palavras interligadas a várias outras, dão a idéia de rizoma, a lógica do nosso curriculo e a metodologia do dia, denunciou a presença da hipertextulidade, vinculada à liberdade e criatividade das quais vocês falam muito bem e nos abre um monte de possibilidades de produções.
Bjs.