domingo, 17 de maio de 2009

Na última aula presencial da curso de imagem, tivemos a oportunidade de trabalhar com o programa cinelerra, que faz de edição de vídeo.
Nos grupos, fizemos um vídeo experimental para aprender a lhe dar com as ferramentas deste programa. Foi uma experiência muito gratificante, os vídeos ainda faltam fazer alguns ajustes. è um processo demorado, que requer muita atenção e dedicação, pois os detalhes de cortes são minusiosos. Mas é um trabalho muito prazeroso, pois os resultados nos deixam com a sensação de que é sempre é possível aprender algo quando nos dedicamos a fazer com empenho.

Michelon(2008), destaca que vivemos na era da imagem. Precisamos alfabetizar o aluno também neste contexto, para que saibam analisar criticamnete um programa de tv , um filme, uma fotografia, e reportagem de um jornal e até a Internet.Pensando nestes aspectos, estarei realizando um projeto uso da câmara digital e manipulação de fotos com meus alunos, buscando apoio no tabuleiro digital, haja visto que a escola só tem um computador, para atender a demanda de recebimento e envio dos documentos burocráticos.

MICHELON, Valmir. Educar Através da Produção de Imagens, Revista Mundo Jovem. Ed.390, Editora Mundo jovem,Porto Alegre.Set.2008.

4 comentários:

Macicleide disse...

Nossa! Eu pude presenciar o quanto você se empenhou para fazer os cortes e deixar o vídeo bem legal. E o importante é treinar sozinha, descobrir, futucar, errar, consertar. Assim se torna mais fácil as próximas tentativas. Aprendi isso com você.
Beijos.

lene disse...

Concordo que é prazeiroso fazer capturas de images e vê-las depois, todas ficaram eforicas quando viram suas filmagens, apesar das falhas que não são poucas, levando em conta de ser a primeira vez. Com a certeza de tentar fazer melhor da proxima vez.
Acredito que se nós tivessemos outras aulas práticas,não teriamos tantas dúdidas.
Bjs e [].

Bonilla disse...

Olá Rita,
Parabéns pelo trabalho realizado com as imagens. Ficaram muito bacanas. Tenho certeza que o mesmo vai acontecer com o vídeo. Agora, procure trazer reflexões sobre as potencialidades desse processo na tua prática pedagógica. Como pretende incorporar a imagem nas tuas aulas?
bj

Géu disse...

Que legal! Ritinha,ficaram ótimas as suas imagens, não podia ser diferente dedicada como você é!!!Só podia dar nisso. É isso aí depois que a gente começa mexer com essas ferramentas complicadas quanto mais mexe, mais dá vontade de malinar e é cortando capturando,fotografando, filmando, que agente aprende. Vamos continuar mexendo, até chegarmos lá.
Beijos.