quarta-feira, 3 de junho de 2009

Projeto de tecnologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS


Escola Municipal Padre Cícero
Direção: Laceni Cavalcante
Coordenação: Márcia Bartira
Professora: Maria Rita Rezende
Grupo a ser atendido: 1º ano do ensino fundamental
Período: II e III unidade


Projeto de inclusão digital
Tema: Eu e a imagem

Objetivo geral: Proporcionar o uso das novas tecnologias, para alunos do 1º ano do ensino fundamental I.

Justificativa: As crianças de hoje já nascem cercada pela tecnologia, portanto não dá para esperar que cresçam para serem alfabetizadas tecnologicamente. Acredito que diante das novas tecnologias que estão presentes, passa a ser urgente a inserção das crianças com esses recursos, e o papel da escola é propiciar esta interação por meio de aprendizagens significativas. Para Borges (2003), todo processo mental humano compõe a cognição. Esta é uma ação e a aprendizagem é uma negociação entre sistema e meio. O indivíduo conhece algo quando interage com esse algo. Desta forma, os indivíduos têm histórias diferentes porque interagem com o meio de formas diferentes. E, portanto, conhecem e aprendem de formas diferentes. Pensando neste aspecto, resolvi elaborar este mini projeto com o intuito de trazer para sala de aula a aprendizagem adquirida na oficina de imagem, para que meus alunos adquiram as mínimas competências com o manuseio da câmara fotográfica digital, buscando capturar boas imagens, bem como fazer uso do programa GIMP, para melhorarem suas imagens, que servirão de objeto de análise em sala de aula.

Objetivos específicos:
Conhecer e ter acesso a diferentes meios tecnológicos;
Conhecer as diferentes funcionalidades de uma câmera fotográfica digital;
Aprender a manusear a câmera fotográfica digital com cuidados necessários;
Aprender a fotografar respeitando os ângulos posicionais;
Conhecer o programa de edição de fotos (GIMP);
Observar a manipulação de fotos;
Planejar visita ao tabuleiro digital;

Atividades propostas:

Exposição de fotos tiradas pelos alunos;
Manipulação de fotos pelos alunos;
Comparar as imagens obtidas, discutindo sobre o que saiu legal ou não;
Escrita de ofícios de forma coletiva, solicitando o espaço do tabuleiro e do transporte para levar os alunos;
Elaboração combinados para o dia da visita;
Visita ao tabuleiro digital para que todos possam estar em contato com o computador e interagir;
Rodas de discussão coletivas sobre as aprendizagens adquiridas durante o processo;

Recursos necessários:
· Câmera fotográfica digital da professora;
· Computador da escola;
· Xérox coloridas das fotos tiradas pelos alunos;
· Computadores do tabuleiro digital;
· Micro ônibus da secretaria de educação ou transportes;

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma processual, com relatos orais dos alunos acompanhados de um relatório escrito da professora sobre suas aprendizagens, as dificuldades encontradas os problemas que por ventura surgirem durante a visita.

Referências:
BORGES, Mônica E. N. et al. Estudos cognitivos em ciência da informação. Enc. Bibli. R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 15, 1 sem. 2003.

EDUCACAO, inforum. insite.com. br/ -a-crianca-e-a-tecnologia/1128255.html - 16k –acesso em26/05/2009

http://www2.uel.br/ccb/psicologia/revista/jb.htm.acesso em 15/12/2005

MICHELON, Valmir. Educar Através da Produção de Imagens, Revista Mundo Jovem. Ed.390, Editora Mundo jovem, Porto Alegre. Set.2008.

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