sábado, 9 de maio de 2009

Reflexões da oficina matemática - Por Rita e Risolene

Buscando preencher uma lacuna na formação de professor facilitador de aprendizagem, nos escrevemos na oficina de matemática buscando sanar algumas dúvidas de como se trabalha outros tipos de jogos em sala de aula, sem ser boliche ou bingo, pois é geralmente o que todos se propõem a fazer.
Quando introduzimos os jogos em nossas instituições escolares, temos como principais objetivos o lazer ou a falsa idéia que estamos trabalhando conteúdos de maneira construtivista.
Diante das informações trazidas pelo professor Iron, percebemos que todos estes esforços que tínhamos com a proposta dos jogos estavam restringindo as aptidões dos nossos alunos.
Ele nos fez ver que é através do esforço e persistência que se consegue ser o melhor em qualquer modalidade que se proponha a fazer. É só ter como base dois elementos essenciais e fundamentais como o investimento em si próprio e o método eficaz para se desenvolver qualquer habilidade, visando assim o objetivo traçado para atingir a capacidade desejada.
Já o professor enquanto mediador de aprendizagens deve não só conhecer as regras do jogo, mas treinar bastante para poder ajudar os seus alunos a vencerem algumas etapas de compreensão de como se dá o processo de uso de estratégias para se alcançar uma vitória planejada.
Neste caso, a principal ferramenta do professor serão as intervenções, que devem ser feitas visando despertar o interesse para o uso de estratégias adequadas para cada jogo proposto.
Vale ressaltar que para os alunos menores de sete anos, a questão do descarte físico facilitará a compreensão de conceitos de conjunto para tirar ou colocar, daí então vem o trabalhar com materiais móveis.
Portanto conclui se que através dos jogos os seres humanos desenvolvem melhor planejamento das ações, a antecipação dos fatos e o raciocínio lógico.
Jogo peão à frente


fotos arquivo pessoal