terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ideias interacionistas

Durante a aquisição do conhecimento, o erro construtivo deve ser visto como um processo necessário de construção de saberes.
Refletir sobre os fatores que levam os discentes a construírem suas estratégias e chegar à leitura e escrita convencional, há um longo caminho a ser percorrido. Daí a ideia do erro ser considerado em processo inteligente, pois usa a iniciação de uma construção sobre suas aquisições do código escrito. Durante as atividades de escrita, percebemos o quando as crianças evoluem, buscando aproximar-se da escrita convencional.
Observando alguns exemplos retirados das produções dos alunos do 1ºano do ensino fundamental, servirá para esclarece melhor este ponto de vista. Ao escrever a palavra SEBOLA com S inicial, a criança responde quando questionada que escreveu com a mesma letra ou valor sonoro inicial de semana, semente, sério. Ao se deparar com a escrita de SEBOLA com C, ocorrerá o desequilíbrio, no primeiro momento ela não compreende, duvida da escrita apresentada, passa a se questionar e se ajudado ocorrerá uma nova equilibração, mais rica que a anterior, pois agora tem mais argumentos.
A ação pedagógica trazida leva a crer que quando ocorre um erro construtivo, acontece o desequilíbrio e a reflexão. Quando se instaura dúvidas e o sujeito envolvido na situação passa a ser questionado e principalmente a questionar-se, então o professor propõe intervenções especifica e adequadas para que possa se chegar a uma equilibração, só que desta vez com mais suportes do que tinha anteriormente.
A atividade mental é construída pelo sujeito através de apropriações progressivas, desde as mais simples às mais sofisticadas por meio de assimilação e acomodação. (PIAGET apud BARRY, 2007)
Portanto o erro construtivo pode e deve ser entendido como um estágio ou nível de desenvolvimento do sujeito, pois o erro que ocorreu neste caso não é definitivo, uma vez que as hipóteses dos alunos não são estanques, mas sim um processo que sofre transformações a cada nova informação obtida.
Neste sentido, as intervenções propostas pelos educadores devem estar de acordo com o desenvolvimento cognitivo do educando, principalmente no que diz respeito às situações de aprendizagem que os levam a pensar, discutir e principalmente desperta certas curiosidades. Pois para cada tipo de erro há procedimentos pedagógicos diferenciados que se adequará melhor.
Nesta abordagem, o papel do professor é atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal, antes mesmo de pensar em qualquer intervenção pedagógica, o mediador destas aprendizagens deve entender a Zona de Desenvolvimento Real, por ser fundamental e determinante para que ocorram as aprendizagens e principalmente para que haja enriquecimento das mesmas. (VIGOTSKY apud FONTES, 1998)
Neste sentido Piaget afirma que a criança deve vivenciar vários conceitos, nos quais as aprendizagens se misturam para se ter novos conhecimentos e gerar uma aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem deve estar sempre em evolução, que são organizadas dentro do cérebro, em busca de um conhecimento que já existe para ser reformulado.


Referências

http://www.alb.com.br/anais16/sem10pdf/sm10ss09_08.pdf .Acesso em 23/10/2009

PIAGET, Jean inteligência e afetividade da criança na teoria Piagetiana. Barry J. São Paulo.. 1997

VYGOTSKY, L. - A formação social da mente. Martins Fontes, São Paulo, ed.. 6ª 1988.

www.alb.com.br/anais14/sem12/c12049.doc. Acesso em 23/10/2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curso: Modos de aprender

De acordo com a epistemologiada aprendizagem, os seres humanos aprendem por umconjunto de ideias que são desenvolvidas por meio de atividades próprias e há conhecimentos que são construidos através de senso comum.
Já os conhecimento científico que as descobertas são aprofundadas, necessitam de provas cabíveis na pesquisa realizada, para tornar-se uma teoria de fato.
Daí a surge a ideia de que para se conhecer um objeto é necessário agir sobre ele.(Emanuella 25/08/09)

Políticas públicas voltadas para inclusão digital

Diante da explanação da professora Sule, pode concluir que politicas públicas são ações estratégicas de caráter social, e que constitui-se um direito social, no mesmo patamar no que diz respeito a aquisição de água e luz. Essas ações garantem ainda o direito de inclusão através de ações tecnológicas, dentro das mesmas dimensões educacionais, tanto na esfera estadual, federal e municipal e que devem atingir um contexto macro e micro,com iniciativas que de fato saiam do papel.
Vale ressaltar que estas ações devem estar voltadas para uma política de estado, para que haja uma continuidade do processo que estão em desenvolvimento. E que dentro das políticas voltadas para as TICs, devem haver clareza em seus objetivos e traduzir a necessidade da sociedade envolvida, para que de fato ocorra transformação social.
Outro ponto chave é que todas a propostas e projetos de inclusão frente às novas TICs devem responder questões como;Quem incluir? Como incluir? Porque e Para que incluir?

sábado, 5 de setembro de 2009








Durante o decorrer das discussões, pude detectar que todos os artistas desenvolvem técnicas próprias para seu processo criativo, o que os diferencia são as percepções de ver o novo em tudo que está ao seu redor.
Os estímulos vivenciados durante o processo criativo são diferentes, pois os materiais usados como ferramentas de trabalho é que garante esta diferenciação.
E dentro do processo de criação as palavras formar, criar e construir ganha um destaque maior do que normalmente costumamos usar, estas palavras garante que haja evolução de idéias para os efeitos obtidos dentro das criações artísticas.
Nesta atividade, fui instigada a pensar em uma produçao artiística que utilizasse materiais de fácil acesso, escolhemos fazer um obra de arte com jornais, a professora aceitou, contanto que fosse algo que superaria a expectativa de todos os trabalhos que já foram produzidos em outras oficinas realizadas com jornais.Então decidimos fazer uma produção artística de um quadro usando as técnicas de jornal em canudos, com mistura de cores e formas.Para este trabalho vamos usar as formas barrocas. O trabalho é em equipe, só que o primeiro momento do meu grupo começa de forma individualizada, na confecção de canudos de jornais.